domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ilha do Presídio - Uma Reportagem de Idéias

      Segue uma dica de leitura para aqueles que querem conhecer um pouco sobre a Ilha das Pedras Brancas durante a época em que funcionava o presídio que abrigou presos comuns, e posteriormente, durante a ditadura militar brasileira, presos políticos, como o Dep. Estadual Raul Pont, o Advogado Carlos Araujo (ex-marido da Presidente Dilma Rousseff) e o Juiz da Justiça Militar do Rio Grande do Sul João Carlos Bona Garcia, além de outros tantos militantes que foram presos por manterem-se firmes em seus ideais de pátria livre.

Ilha do Presídio - Uma Reportagem de Idéias
Christa Berger e Beatriz Marocco (org.)
Editora Libretos, 2008.
      A idéia era provocar um distanciamento da sala de aula na universidade e da redação jornalística para poder neste território neutro refletir e praticar um tipo de jornalismo diferente, duplamente independente: do que se ensina e do que se faz. O que Foucault chamou de "reportagem de idéias".
      A Ilha das Pedras Brancas - simultaneamente abandonada e disputada há décadas por diversas forças sociais - as ruínas do presídio, a memória traumática da ditadura, o passado atualizado que poderá vir a ser explorado pela indústria do turismo. Tudo sob o ponto de vista de um grupo de dez jovens, jornalistas e estudantes de jornalismo, que refletiram e fizeram funcionar o conceito de Foucault, em dezenas de entrevistas e pesquisa documental.

Nenhum comentário: